Prime Cor

adm@clinicaprimecor.com.br

(41) 3042-2020

Doenças e ameaças para o coração

São várias as ameaças para o coração, assim como as doenças que o acometem. Por isso, ter cuidado com os hábitos nunca é demais! Agora, então, conheça algumas das doenças e ameaças para o coração que são mais conhecidas.

Doenças

As doenças cardiovasculares podem ser tanto congênitas (quando o indivíduo já nasce com a patologia), quanto desenvolvidas ao longo do tempo.

As doenças cardiovasculares desenvolvidas com o tempo podem ser em decorrência tanto de hábitos pouco saudáveis, quanto pela idade ou até mesmo por consequência de infecções provocadas por vírus, fungos ou bactérias.

Doenças congênitas

Cardiopatia congênita. A cardiopatia congênita é tida como qualquer anormalidade que acontece ainda no desenvolvimento do bebê durante a gestação. Podendo, assim, também ser identificada ainda no útero, através de exames como ultrassom e ecocardiograma. A cardiopatia congênita pode variar de leve a grave e seu tratamento dependerá do diagnóstico e da avaliação do cardiologista.

Doenças adquiridas ao longo do tempo

Ameaças ao coração

As ameaças que afligem o coração incluem o cuidado com a saúde mental, com o meio ambiente e com o corpo como um todo. Apesar da cardiologia ser uma especialidade da medicina, seu objeto de estudo faz parte de um todo que precisa ser visto como tal.

Por isso, as ameaças ao coração são, também, ameaças a um organismo inteiro.

Algumas delas são:

• Estresse.
  • Ansiedade.
  • Noites mal dormidas.
  • Pessimismo.
  • Falta de exercícios físicos.
  • Poluição ambiental. Sonora também!
  • Depressão.
  • Gripe e pneumonia.
  • Cansaço.
  • Tabagismo.
  • Uso excessivo de álcool.

Importância

Algumas tendências médicas falam que todo médico deveria se especializar em cardiologia, para além da sua própria especialidade. Isso porque a maior causa de morte por doenças atualmente é por doenças cardiovasculares.

Além disso, a OMS já falou que, em 2040, os problemas cardiovasculares terão um aumento de 250%. Isso sem contar que, a maior parte das doenças cardíacas são diagnosticadas ainda na saúde básica.

Tudo isso em decorrência dos maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos e pelos estresses cada vez mais presentes na vida dos indivíduos.

Assim, cada vez mais pacientes chegam às clínicas com alguma complicação cardiológica.

Por isso, maior conhecimento em cardiologia pode aumentar a qualidade do atendimento das outras doenças. Tamanha é a importância da cardiologia.

Como já falamos anteriormente, o coração faz parte de um todo. Mas sendo um dos órgãos vitais, a atenção para si é redobrada.

Agendamento